O Cartão de Crédito é uma solução de pagamento moderna, trás mais comodidade ao consumidor, além de não precisar ficar andando com dinheiro na Carteira, o consumidor pode parcelas as suas compras em alguns estabelecimentos em até 12 vezes sem juros, mas se de um lado o Cartão de Crédito trás tanta comodidade, do outro milhares de brasileiros acabam se enforcando com ele, o endividamento com os cartões de crédito é o maior da história, muitas gente acaba passando da conta e gastando mais do que ganha, ainda acabam pagando o valor inferior ao total da fatura e aí ocarteira-com-cartoes-de-credito resumo dessa história todos já conhecem as dívidas vão se tornando uma verdadeira bola de neve.

Limite Alto

Varias administradoras tem fornecido aos clientes limites superiores ao que o consumidor ganha, além disso muitos tem mais de um cartão de crédito, aí é só fazer uma conta rápida, muitos cartões de crédito, ou limite muito alto, o consumidor gasta muitas vezes sem passar. Muitas vezes o limite do cartão de crédito é encarado como um segundo salário, pois ninguém tem o hábito de perguntar pra si “Quanto eu ainda posso pagar” e sim “Quanto eu ainda tenho de Limite pra gastar”. Muitos consumidores não fazem o controle financeiro sobre suas contas com cartão de crédito, a maioria só ficam sabendo o quanto devem a administradora quando a fatura chega, ai o susto toma conta do consumidor pois muitas vezes é pouco dinheiro pra muita conta, pois o consumidor gasta sem controle do que ele ainda é capaz de pagar. Além disso com o cartão de crédito você ganha um prazo maior para pagamento, dependendo da data de vencimento do cartão você pode ter até 45 dias a mais para pagar, tanta facilidade acaba fazendo com que o consumidor esqueça que algo que ele comprou a até 1 mês e meio atrás ainda não foi pago.

Disciplina Financeira

Se por um lado para muitos o Cartão de Crédito é um vilão para outros o cartão de crédito é uma ajuda e tanto, muitos consumidores acabam até abandonando o dinheiro e passam a pagar tudo no cartão de crédito, além de ganhar pontos e milhas tem mais segurança em seus pagamentos. É como faz a consumidora Marlene Machado Rodrigues “ –Eu compro tudo no cartão de crédito, além de ter a segurança e a praticidade de não precisar ir até o banco para sacar meu pagamento, eu ainda ganho pontos, ano passado resgatei até uma viagem com tudo pago com meus pontos, este ano resgatei um kit da Tramontina. Acho que cartão de crédito só é ruim para aqueles que não sabem usar, eu controlo cada real que gasto nos meus cartões e não atraso nunca, em 3 anos que tenho cartão de crédito nunca atrasei ou paguei o mínimo” conta a consumidora.

Dicas não ficar endividado com o Cartão de Crédito

  • Pague rigorosamente até a data do vencimento, não atrase pois os juros são os mais altos do mercado.
  • Preferencialmente nunca pague o mínimo, pois sua dívida virará uma bola de neve, se você pagar um valor menor poderá no outro mês dever o mesmo e mais um pouco, quando você paga o mínima você está refinanciando uma dívida a juros muito alto.
  • Controle seus gastos, muitas administradoras de Cartão de Crédito oferecerem canal Online e por telefone para controle do quanto você já gastou no seu cartão, além do seu limite disponível você ainda pode visualizar o saldo parcial da sua próxima fatura.
  • Cuidado com o Parcelamento a longo prazo: Uma das melhores coisas de um cartão de crédito é justamente o parcelamento sem juros, porém tenha controle sobre o que você anda parcelando, pois muitos consumidores saem por aí parcelando suas compras em várias vezes e acabam não calculando as dívidas a longo prazo. Parcele de preferencia só compras de valores muito alto. Mas tenha sempre o controle da mesma.
  • Cuidado redobrado com Mercados e Compras do dia-a-dia, muita gente não calcula mais aquelas compras do dia-a-dia como uma passadinha rápida no supermercado podem se transformar em grandes dívidas, lembre do ditado “De grão em grão, a galinha enche o papo”, então olho vivo nos seus gastos com cartão de crédito.
  • Cuidado com propostas de novos Cartões de Crédito, não tenha muitos cartões pois seu poder de compra aumenta e seu salário não, toda loja tem sempre aquelas meninas com a prancheta não oferecendo cartão de crédito da loja ou de um banco, tome cuidado com isso, pois muito cartão pode ser um problema ainda maior para controlar os gastos.

 

 

Como sair das Dívidas do Cartão de Crédito

Se você seguiu tarde demais essas dicas acima e já está endividado então vamos as dicas para sair das dívidas e dos juros abusivos do cartão:

  • Ligue na Administradora e tente fazer um acordo, se conseguir um parcelamento bom pode ser a saída. Mas se o acordo oferecido não lhe agradar passe para a segunda dica.
  • Tire crédito em outros bancos com taxa de juros menor se o valor é alto e você só consegue pagar o mínimo, quem te a opção de tirar um empréstimo consignado por exemplo que tem juros bem mais baixos, pode ser uma boa para trocar os juros altos do cartão de crédito.
  • Se está endividado pare de gastar, não fique gastando o que você não tem, se tiver muitos cartões cancele ou quebre-os, fique apenas com cartões que você possa paga-los. Muitos cartões dificultam o controle dos gastos.

Agora que você já sabe como proceder para sair do vermelho é hora de por as suas contas em dia, o cartão de crédito é um meio de pagamento ótimo, hoje em dia muitos oferecem isenção de anuidade e tarifa, porém o maior inimigo do consumidor é ele mesmo, se ele só gastasse o que pudesse pagar e procurar sempre pagar o valor total da fatura ele não terá prejuízos. Então é isso, temos que manter o Controle dos gastos, fique de olho no que você já gastou e quanto você terá para pagar. Assim o cartão deixa de ser uma arma financeira para se tornar um aliado.