O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes isso porque ele acompanha o brasileiro em praticamente todos os cadastros. Para se comprar parcelado é necessário o número do documento, contratar serviços, abrir conta em banco e até mesmo cadastrar uma linha de celular. A Receita Federal parou de emitir os cartões azul de plástico, agora o cidadão ao fazer o CPF recebe o protocolo e em poucos dias consegue visualizar o número do seu CPF pela internet e pode imprimir o comprovante, que agora é impresso pelo próprio contribuinte. Se você perdeu o seu CPF hoje iremos falar sobre como emitir uma segunda via no modelo novo, pela internet é fácil e rápido.

Segunda Via do CPF pela Internet

Emita aqui a 2ª Via do CPF, é necessário informar alguns dados pessoais para que seja gerado o comprovante para a impressão. Após preenchido os campos clique em consultar. Será gerado o comprovante para impressão contendo o seu CPF e também um código de autenticação, para quem o recebe-lo poder verificar pelo site da Receita Federal se aquele documento é verdadeiro ou não. Importante: Se você não tiver Título de Eleitor é só deixar o campo em branco, porém se você tem idade em que o Voto é obrigatório não poderá deixar o campo em branco.

O Fato é que o CPF é só o número, são poucas as empresas que ainda exigem o xerox do CPF, normalmente é solicitado apenas o xerox do RG, mas se você precisar do documento impresso agora já sabe como fazer.

A Receita Federal com a substituição do CPF em Cartão Plástico pelo CPF impresso em papel comum agilizou a entrega de CPF aos contribuintes, pois agora é mais fácil, porém quem tem dificuldade para obter o comprovante de inscrição pela internet pode procurar a Receita Federal para que o mesmo seja emitido para você. Você poderá recortá-lo e plasticar caso prefira. Agora se você perder o documento é só fazer o mesmo procedimento e emitir uma Segunda Via do CPF pela internet de forma gratuita.

Infelizmente no Brasil são necessários muitos números de documentos, porque não usar o número do CPF para o Título de Eleitor e CNH? O governo faz promessas de lançar o RIC que será um RG moderno que conterá num só documento todos os números. É esperar pra ver o que irá acontecer.