iptu-sao-pauloTodo ano temos que pagar o IPTU, a Prefeitura de São Paulo envia todo ano os carnês para pagamento, o contribuinte tem a opção de quita-lo apenas com uma parcela ou ainda pode parcela-lo de acordo com as condições de pagamento oferecidas, o valor do IPTU de São Paulo varia de acordo com o tipo de imóvel, tamanho e a localização do mesmo. O IPTU é uma importante fonte de renda ao município, os proprietários que não pagam o IPTU poderão ter o nome incluso na Dívida Ativa e até mesmo perder o imóvel caso não paguem o imposto que é obrigatório.  Algumas pessoas tem direito a solicitar a isenção do IPTU em São Paulo, é o caso dos Aposentados e Pensionista com rende de até 3 salários mínimos e que só possuem um imóvel e utilizam para fins de moradia própria. Os pedidos de isenção do IPTU poderão ser feitos nas Subprefeituras mediante ao preenchimento de um formulário próprio e também do anexo de comprovantes de renda para análise da prefeitura de São Paulo. Quem está em atraso com o seu IPTU pode tentar fazer uma negociação ou acordo com a Prefeitura para realizar o pagamento, que pode até ser parcelado. Deixar o IPTU atrasar pode acabar acarretando em uma tremenda dor de cabeça, o melhor é sempre pagar o IPTU, se não pode pagar a vista o melhor é parcelar e ficar em dia com a Prefeitura de São Paulo.

Segunda Via IPTU São Paulo

Se você perdeu o seu Carnê do IPTU ou alguma parcela dele, poderá emitir uma segunda via simplificada do IPTU,acesse aqui para emitir a 2ª via, caso o contribuinte deseje um novo carnê contendo todas as parcelas para pagamento, poderão solicitar diretamente em uma Subprefeitura perto de você. Lembrando que o não pagamento do IPTU poderá acarretar na inclusão do nome na Dívida Ativa e inclusive na perda do imóvel.

IPTU Consulta a Débitos

Consulte aqui os seus débitos com o IPTU com a Prefeitura de São Paulo que ainda não foram incluídos na Dívida Ativa.

Divida Ativa

Os contribuintes que quiserem tirar uma Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários, poderão acessar aqui, basta informar o seu número do contribuinte e será gerado uma certidão contendo o seu Status ou Débitos com impostos sobre bens imobiliários.

Caso você tenha algum débito referente a um ou mais imóveis, a melhor solução é tentar um acordo para pagamento com a Prefeitura de São Paulo, para tal basta procurar uma Subprefeitura perto de você, caso existam dúvidas o contribuinte poderá também ligar no telefone 156 da Prefeitura de São Paulo.