Esta semana precisei da senha do PFE (Posto Fiscal Eletrônico) aqui de São Paulo, e confesso que achei que seria complicado para requerer a mesma, mas foi muito simples. Então resolvi compartilhar aqui com vocês caso precise, tentarei explicar da maneira mais simples possível, pois assim como eu pode ter outras pessoas que podem estar com este problema para dar Baixa na Receita Federal, pois é inevitável, se você não tem um contador para fazer tudo pra você e não está afim de pagar um, irá ter que fazer toda a burocracia de Baixa, antes de ir até a Receita é preciso tirar o DBE pela internet e quando enviamos a solicitação aparece um erro como mostraremos abaixo. Eu precisei da senha para dar baixa em um MEI na Receita Federal, quando tentava enviar pelo programa da Receita para emitir o DBE, aparecia o seguinte erro no status de solicitações Online do CNPJ:

“SEFAZ-SP Solicitação sem certificado digital e sem usuário e senha do PFE.”

 

Já passei um sufoco danado para dar baixa em um MEI na Junta Comercial, agora quando fui tentar dar baixa na Receita, aparecia esta mensagem, seria mais fácil contratar um Contador para dar baixa para mim, porém não estava muito afim e resolvi quebrar a cabeça um pouco mais, descobri que está mensagem aparece pois toda a solicitação enviada ao SEFAZ precisa que você tenha e informe no programa CNPJ da Receita Federal no momento da solicitação da Baixa o usuário e a senha do Posto Fiscal Eletrônico ou o Certificado Digital, e como não tinha nenhum dos dois e não estava afim de pagar por um certificado digital para usa-lo apenas uma vez para dar baixa, resolvi então ir atrás de como conseguir a senha do Posto Fiscal Eletrônico.

Primeiro Passo:

Baixe no site da Receita Federal um programa que contem apenas um arquivo Word doc, que você tem que extrair,
acesse aqui e baixe o programa EXE na verdade você vai ter que extrair para tirar um doc para imprimir, quem não tiver afim e quiser agilizar pode baixar o doc Word que eu extrai e resolvi disponibiliza-lo aqui Requerimento de Senha PFE é só baixar e imprimir eu passei ele pra PDF pra ficar mais fácil. É só imprimi-lo e preencher a caneta mesmo.

Uma observação, eu quando fui criar o meu MEI a inscrição estadual veio assim: 0000000000

Então eu nem sabia qual era a minha Inscrição Estadual pois o número só sai depois de uns dias não é igual o CNPJ do MEI que sai na hora. Se você também não sabe sua IE (Inscrição Estadual) ou está em dúvida sobre o número correto, basta acessar o SEINTEGRA aqui digitar o seu CNPJ do MEI e efetuar a consulta, ai é só preencher no Requerimento de Senha do PFE a caneta que você baixou o número do IE (Inscrição Estadual).

Preenchido tudo, basta levar a um Cartório e reconhecer firma, daí foi só levar até um Posto Fiscal com meu RG, e já sai na hora com a senha.  O Procedimento que indiquei acima é o do Estado de São Paulo, o de outros estados pode ser diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado