siape-netA SIAPENET foi criada para permitir a consulta dos servidores públicos federais ao Holerite, Contracheque, extrato de pagamentos, entre outros. Juntamente com o departamento de Recursos Humanos (RH) o site oferece informações úteis para os Servidores, Pensionistas e Aposentados Públicos Federais. Pelo sistema é possível emitir por exemplo o Contracheque, documento que comprova os seus rendimentos possibilitando assim o acesso a crédito em lojas, financiamentos, abertura de contas, empréstimos, etc. A emissão pode ser realizada pela internet, para a sua segurança e de quem recebe o mesmo o documento sai autenticado podendo ser consultado sua veracidade por quem recebe o mesmo como comprovação.

A SIAPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos foi criada em 1990 por um decreto e tem como objetivo e finalidade facilitar o acesso aos serviços de recursos humanos básicos aos Servidores Ativos, Pensionistas ou Aposentados do Governo Federal.

Como tirar o Contracheque Siapenet pela internet

Acesse o site da Siapenet www.siapenet.gov.br informe o tipo de beneficiário que você é selecionando no topo da página uma das seguintes opções: Servidor, Pensionista, Órgão, Consignatário ou Saúde.
Se você for servidor o sistema solicitará a sua Identificação Única, caso seja pensionista o número da Matrícula do Beneficiário.

A Senha de acesso ao SIAPEnet é enviado para o seu endereço de e-mail cadastrado no Siape. Caso você não possui um e-mail cadastrado, você deverá primeiramente solicitar o cadastro na sua unidade de pagamento. Em seguida deverá acessar o portal siapenet e escolher o uma das opções Servidor ou Pensionista, logo após deverá informar o número da sua Matrícula ou Identificação Única, preencher e confirmar alguns dados cadastrais e depois clicar em gerar senha. Com isso será enviado para o seu endereço de e-mail cadastrado junto a Siape a sua senha de acesso aos serviços de consignação. Esta medida visa garantir a segurança de seus pagamentos e garantir que tais informações e descontos só sejam realizados pelo próprio servidor ou pensionista.

Autenticação
Pelo SIAPENET também é possível verificar a veracidade dos seguintes documentos:

  • Contracheques
  • Declaração de Rendimento
  • Servidor ou Pensionista
  • Benefício de Pensão Alimentícia
  • Diárias e ajudas de custos
  • Declaração de Financiamento de Imóvel (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

É importante que o servidor, aposentado ou pensionista do Governo Federal emita o Contracheque sempre que precisar conseguir crédito em algum estabelecimento ou instituição bancária, pois é ele que comprova o quanto você ganha podendo assim ter acesso a produtos e serviços financeiros.

1 Comment

  • Celia Bastos Pereira disse:

    Desejo meus contra-cheques a partir de maio de 2013 e não empréstimo.Como consegui-los se não me pedem senhas? DIFÍCIL,MUITO DIFÍCIL…impossível
    acessá-los com esta imposição maciça de empréstimos.Como devo proceder SEM
    RODEIOS? OBRIGADA Célia Bastos Pereira/HUAP Niteroi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado