carteira-de-motorista1O DETRAN (Departamento de Trânsito) é o órgão responsável pela avaliação e emissão das Carteiras de Motorista, ele está presente em todos os estados. Se você está tirando a CNH, vai renovar ou fazer exame de reciclagem é importante estudar bastante para não ser reprovado no dia da prova. Na internet você encontra diversas ferramentas que podem auxiliá-lo a estudar para o dia do exame, abaixo disponibilizaremos o link para fazer um simulado no Detran do seu estado.

O conteúdo das provas são basicamente os mesmos para todos os estados, no entanto se você preferir estudar apenas um deles fique à vontade. Recomendamos o estudo do simulado do Detran de São Paulo pois ele é o mais completo, no quesito conteúdo. Os outros que fizemos o teste, as perguntas começaram a se repetir muito, o que pode atrapalhar quem for utilizar a ferramenta por bastante tempo, pois limita o conteúdo.

Simulador do Detran de SP

Acesse aqui o simulador
Logo na página inicial você precisará informar se deseja treinar para a primeira habilitação ou para o exame de renovação. O procedimento é bastante simples, você vai responder cerca de 30 perguntas como se estivesse fazendo a prova, ao final ele indicará se você foi aprovado ou reprovado e quantas questões você errou. Você pode fazer múltiplas tentativas, verá que o seu conhecimento irá melhorar bastante depois que fizer o uso da ferramenta.

Simulador Detran RJ

Acesse aqui o simulado Detran do estado do Rio de Janeiro
Selecione 1ª habilitação ou renovação, em seguida é só responder as 30 questões da prova simulada. Ao final do teste você irá conferir quantas questões você acertou, e se aquele exame fosse oficial se você seria aprovado ou reprovado.

Simulador Detran PR

Acesse aqui e faça o teste grátis
O exame simulado do Detran do estado do Paraná é bem completo também.

Veja abaixo o link do simulador de outros estados
Detran BA
Detran PE
Detran AM
Detran GO
Detran MG
Detran RS

Os estados que não foram mencionados nessa matéria ou não ofereciam o serviço ou então estavam indisponível para acesso, então não foram listados aqui na lista de serviço.

Faça quantos testes você quiser, até se sentir confiante. Faça sem medo pois agora você pode errar à vontade para se preparar para o dia da prova. No começo é normal errar bastante, afinal você tem que aceitar mais de 21 questões para passar. Depois de treinar bastante você se sentirá mais confiante, treinar assim é melhor do que ficar lendo e relendo a apostila do CFC (Centro de Formação de Condutores).