Pneumonia – Sintomas e Tramento

28 de novembro de 2012

Pneumonia-A Pneumonia é uma doença que atinge muita gente. É só chegar o inverno e os hospitais e postos de saúde ficam lotados com paciente com sintomas da doença. Hoje iremos falar um pouquinho sobre ela, embora está doença seja muito comum e afete muitas pessoas pelo menos em algum momento da vida, a maioria das pessoas desconhecem os seus sintomas e confundem ela com uma simples gripe ou resfriado, vamos explicar também quais são os cuidados básicos para se prevenir da Pneumonia, embora em muitos casos ela possa ser tratada com antibióticos em casa em muitos casos é necessário internação, principalmente se o paciente tiver alguma doença ou baixa imunidade no organismo.

O que é a Pneumonia

A Pneumonia é uma infecção que acontece nos pulmões e na maioria das vezes é causada por vírus, basicamente simplificando a Pneumonia é uma infecção que acontece nos pulmões ou caixas toráxicas.

Como já dissemos, na maioria das vezes ela é causado por vírus, bactéria, fungos ou parasitas que se infiltram no organismo por alguma via do corpo humano, seja por via área, ingestão ou qualquer outro tipo de contaminação. Como o organismo está com uma imunidade baixa acaba gerando uma infecção nos pulmões pois o sistema de defesa do organismo não consegue combater esse vírus causador da infecção, por isso que é muito comum a Pneumonia acontecer depois de uma gripe ou resfriado, pois nesse período o organismo está com a imunidade baixa e não consegue combater os vírus que causam a infecção.

Quais os sintomas da Pneumonia

A Pneumonia pode trazer os seguintes sintomas:

  • Febre Alta
  • Tosse
  • Dor no tórax
  • Alteração da pressão arterial
  • Mal-estar
  • Falta de ar e dificuldades para respirar
  • Sensação de peito inflamado
  • Secreção amarelada ou esverdeada

 

Diagnóstico

O médico fará um exame clínico e solicitará um Raio-X do tórax para constatar se realmente se trata de uma Pneumonia. Pode também ser feitos exames para descobrir qual o vírus causados para um melhor tratamento médico do paciente.

Internação
Quando o paciente é idoso, criança ou sofre de alguma doença e está com a imunidade do organismo muito baixa, pode se fazer necessário a internação para um melhor tratamento do paciente.

O tratamento da Pneumonia é feito normalmente a base de antibióticos.

Como se prevenir da Pneumonia

Como a doença é causado por vírus, é indispensável manter hábitos de higiene saudáveis, evite ficar em locais muito fechado, não exponha o corpo a mudanças bruscas de temperatura como tomar um banho quente e sair no frio por exemplo. Beba bastante água pois ela ajuda na hidratação do corpo e melhora a expectoração.

A Pneumonia é uma doença que principalmente nas épocas frias ataca muita gente. É preciso muito cuidado com ela, pois uma pneumonia pode se desenvolver para quadros mais graves, principalmente nas crianças, idosos e pacientes que estão muito debilitados. Suspeitando-se dos sintomas procure um médico.