Como Sustar um cheque

3 de novembro de 2012

O cheque apesar de ser bem pouco utilizado ainda é o meio de pagamento de uma minoria, apesar dos comércios e lojas criarem mecanismos para impedir o uso do cheque, com a dificuldade de aceitação. Hoje vamos falar sobre “Sustar um Cheque” o ato de sustação consiste em impedir um pagamento de um cheque que você passou, os motivos para isso podem ser vários, você foi enganado por alguém, roubado ou simplesmente perdeu o seu talão ou folha de cheque. No entanto é possível ter cuidado com isso, pois sustar ou também conhecido “assustar um cheque” pode acarretar em crime de estelionato se for feito sem motivo, pois gera prejuízo a pessoa que a recebeu.

Como fazer para sustar um cheque

É necessário que você entre em contato com o seu banco através do telefone de atendimento que funciona 24hrs, você deverá explicar o motivo e caso seja a sustação de uma folha de cheque que você passou, deverá informar o valor da mesma. Se tiver perdido mais de uma folha ou o talão inteiro deverá pedir o cancelamento da série de folhas de cheque ou talão.

Por que é perigoso assustar cheque sem motivo?

Se você sustar o cheque sem motivo a pessoa que a recebeu irá mandar o cheque pra protesto em um cartório, e com o carimbo do banco dizendo que o cheque foi sustado a pessoa poderá inclusive entrar na justiça conta você pelo crime de estelionato. Muita gente susta um cheque por não ter o dinheiro da conta e com medo que o valor caia no Cheque Especial que cobra juros altíssimos e faz isso para ganhar tempo, no entanto este ato é considerado ilegal e você poderá até mesmo responder por crime se fizer isso, a melhor saída caso você não tenha dinheiro para cobrir aquele cheque e nem queira entrar no cheque especial é tentar uma negociação com o credor, pois será pior pra você se ele tentar descontar o cheque e ver que você assustou ele, provavelmente você nunca mais terá crédito com ele.

Por esses e outros motivos que o cheque está perdendo muito espaço entre os meios de pagamento utilizados aqui no Brasil, sua utilização está sumindo, um dos grandes responsáveis por isso foi o cartão de crédito que trouxe mais segurança tanto para os logistas quanto para os consumidores. Quem insiste em utilizar o cheque encontra dificuldade para recebe-los no comércio, a maioria dos locais já não aceita mais esse meio de pagamento, mas para pagar valores altos a pessoas físicas o cheque ainda é a melhor opção por conta da segurança de transporte que ele oferece, pois você pode cruzar ele e a pessoa que a recebe pode depositar diretamente na conta corrente dela, evitando assim o transporte de grandes quantidades de dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado