Ninguém gosta de ficar devendo, todo mundo acaba devendo por circunstâncias e situações, se você tem alguma dívida a primeira coisa que tem que saber é que você será cobrado por isso, quanto mais telefones você forneceu a empresa mais possibilidades ela tem de te incomodar. É bastante comuns os devedores passarem vergonha por conta de uma dívida um fato bem comum e que acontece bastante, é a empresa ficar ligando para parentes, amigos, contatos fornecidos, trabalho, etc. É importante que os consumidores conheçam seus direitos para saber quando as cobranças extrapolam os limites. As empresas de cobranças costumam adotar uma “Tática de tortura psicológica”.

Conheça seus direitos

O consumidor que está inadimplente não poderá ser exposto ao rídico, nem os recuperadores de crédito usarem de táticas que lhes cause constrangimento ou ameaça. Caso o consumidor seja exposto ao rídico, seja ameaço ou constrangido, a lei determina que isso é crime com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Se de certa forma o consumidor se sentir prejudicado pela táticas de cobrança utilizadas pelas empresas cabe entrar com uma Ação por Danos Morais.

Ligações insistentes no trabalho

O Consumidor não pode ser prejudicado em seu emprego, ou exposto ao ridículo ou a situações embaraçosas. Caso o credor ligue frequentemente para o seu ambiente de trabalho, prejudicando e interferindo no seu ambiente profissional o consumidor tem todo o direito de cobrar judicialmente pelos maus e constrangimentos causados, pois o código de defesa ao consumidor é claro ao afirmar que o consumidor não pode ser lesado ou prejudicado pelas cobranças.

É Verdade que a dívida não caduca mais?

Mentira. Nos órgãos de proteção ao crédito a dívida só pode ser cobrada por até 5 anos, depois disso o nome do consumidor deve ter o nome retirado da lista de devedores. No entanto a dívida continua existindo porém somente para a empresa.

Muitos recuperadores de crédito costumam ligar para as pessoas que tem dívidas próximas a esse prazo, dizendo que agora o nome não limpa mais, uma tentativa desespera de obrigar o consumidor a fazer um acordo. Outra coisa importante para se saber é relacionado a Penhora, o banco não pode penhorar sua casa ou apartamento se estes forem seu único bem.

Ligar para o trabalho ou parentes expondo a sua dívida, é Dano moral e cabe indenização.

Ligar frequentemente: várias vezes ao dia e frequentemente tirando a paz e o sossego de forma abusiva também é ilegal.