Como se tornar Taxista em São Paulo

31 de janeiro de 2013

Uma das profissões mais lucrativas hoje em São Paulo é ser taxista, isso porque a capital abriga um grande número de eventos, a cidade mais populosa do Brasil recebe muitos turistas do Brasil e do Exterior. Os taxistas da cidade costumam ter bastante passageiros por dia. Uma corrida de taxi não custa muito barato, com isso os taxistas conseguem ganhar um bom dinheiro, seja trabalhando por conta como autônomo ou para empresas de taxi credenciadas pela Prefeitura de São Paulo. Para ser taxista na cidade de São Paulo não é nada fácil isso porque a prefeitura não emite mais alvarás por conta da grande quantidade de taxistas existentes considerada satisfatória. Mas você pode explorar um único alvará por dois taxistas conforme permite a portaria 288/08 e a 038/09 você pode encontrar um motorista interesssado em fazer o compartilhamento de alvara de taxista na cidade.

Taxista-SPComo ser taxista

Para virar taxista é necessário ter o CONDUTAX (Cadastro Municipal de Condutores de Taxi). Uma existência é fazer o Curso Especial de Treinamento de Orientação que pode ser feito em qualquer escola autorizada pelo DTP ou CETET. É necessário pagar uma taxa para a emissão do Condutax pela prefeitura de São Paulo. Conheça aqui as escolas que fazem o curso.

Além da Condutax e do Alvará é necessário que o veículo seja devidamente identificado seguindo o Manual de requisitos básicos para Taxi Acessível e identidade visual.

Ser taxista é uma ótima profissão, muita gente opta por trabalhar em empresas de Taxi outras pessoas preferem trabalhar por conta com o próprio veículo, isso porque para muitos dirigir é um prazer, e a profissão não tem aquela monotonia você acaba explorando vários lugares da cidade com os seus passageiros. E hoje em dia com o GPS tudo está mais fácil. Outro fatos positivo da profissão de taxista é que ela te proporciona uma certa liberdade, já que você não fica preso apenas a um local. Mas é preciso gostar de dirigir, pois muitas vezes transportar passageiros com segurança não é fácil, ainda mais com o trânsito caótico da cidade de São Paulo.

Os Taxis que são cadastrados e licenciados na cidade de São Paulo são de cor branca. Os taxistas conseguem comprar carros mais baratos com isenção de IPI, ICMS e até mesmo do IPVA. O ruim da profissão é que muitos taxistas para ganhar mais acabam trabalhando muitas horas por dia.