Hoje vamos falar sobre um assunto que assusta muita gente, a extração do dente do siso ou ciso como também pode ser escrito. Normalmente quem vai colocar aparelho tem que extrair os últimos dentes que não servem para nada, algumas pessoas não precisam tirá-lo pois tem espaço suficiente da arcada dentária, mas no meu caso a extração do dente foi necessária pois além de não ter espaço suficiente na boca os dentes do siso ainda estavam entornando os da frente, com isso o procedimento de tirar os dentes do siso era inevitável. A primeira coisa que eu fiz foi procurar na internet e comecei a ver relatos assustadores, como fiz a extração dos 4 dentes do siso resolvi compartilhar com vocês como foi e mostrar que não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo acha. A maioria das pessoas fica falando como se fosse algo do outro mundo, a dor não é tão insuportável assim, pelo menos pra mim não foi.

Chegando ao dentista

No meu caso foi necessário tirar os quatro dentes do siso, meu dentista aconselhou a retirar primeiro os dois do lado esquerdo e depois em outra consulta retirar os dois do lado direito. Sai do consultório com medo do que iria me esperar. Rapidamente corri para o computador e comecei a ler relatos que me deixaram muito preocupado.
Na segunda lá estava eu, sentei na cadeira do dentista apreensivo mas tentei não demonstrar o meu medo. Primeiro o dentista aplicou um gel ou pomada (sei lá) que deu uma adormecida na região.
Depois ele aplicou a anestesia que só doeu um pouco (uma dor completamente suportável).
Esperamos alguns minutos até que a anestesia fizesse efeito os meus lábios ficou “formigando” (adormecido). Foi então que chegou a hora da extração.
O dentista fez um corte (obs: não senti nada só sei disso porque eu olhei pelo reflexo do óculos do dentista). Foi então que ele pegou uma outra ferramenta pra puxar meu dente, senti o dente descolando, mas não senti nenhuma dor a não ser o desconforto da minha boca estar cheia de sangue.
O procedimento todo não durou mais do que 10 minutos (extração completa dos dois dentes do lado esquerdo)
Após feito o mesmo procedimento com o siso superior o dentista passou a linha em uma aparelho para dar ponto. Até ali não senti dor nenhuma.

 

Recuperação

O meu dentista recomendou que eu tomasse “lisador” ou “dipirona” de seis e seis horas e tomasse bastante sorvete.
Ele recomendou que eu não fizesse gargarejo em hipótese alguma pois isso iria atrapalhar a cicatrização. Ele falou que era bom eu ficar em repouso nas primeiras 24 horas.

Depois de ouvir toda a recomendação eu sai com medo da dor que poderia sentir ao passar o efeito da anestesia. Eu senti um desconforto ao comer, tive que mastigar apenas do lado contrário a extração. Eu não senti aquela dor insuportável, foi algo bem tranquilo.

Conclusão

As profecias de dor que li na internet não se concretizaram. Eu não senti tanta dor, apenas um desconforto, foi algo bem tranquilo. Depois desse dia na outra semana já fiz a extração do lado direito, o procedimento foi o mesmo da primeira vez e não senti tanta dor.
Eu escolhi um dentista mais velho, puro preconceito meu, mas fiquei com medo de extrair com um dentista novo então escolhi fazer com alguém que já tivesse realizado esse tipo de extração centenas de vezes, confiei no dentista e não me arrependo disso.

 

Conselho

Meu conselho é que você não faça como eu e fique lendo depoimentos assustadores sobre extração de dente, ou então pior ainda vá no Youtube e comece assistir os vídeos de extração de sisu. Confie em mim, se você escolher um profissional competente será uma dor passageira e bem rápido. Outro detalhe que esqueci de mencionar é que não inchou nem nada, no terceiro dia já estava comendo de tudo pois já não sentia mais dor alguma.