Home / Utilidade Pública / Tirar o nome Casada dos Documentos| Divórcio

Tirar o nome Casada dos Documentos| Divórcio

Após o Divórcio e Separação do Casal a mulher normalmente fica com o fardo mais pesado após a separação.

O nome do ex conjugue está em todos os Documentos, como livrar-se do Sobrenome do Ex Marido? Essa é uma dúvida que atinge muitas mulheres, já que por conta do casamento passou a ter também o sobrenome do Marido, agora que o Marido virou Ex como livra-se também da lembrança do Sobrenome nos documentos.

 

Certidão de Casamento Averbada

Após o Casamento a pessoa deixa de utilizar a Certidão de Nascimento, o que passa a ter valor é apenas a de Casamento. Em casos de Separação é a Certidão de Casamento que continua valendo, só que Averbada.

O que é um Averbação

A Averbação da Certidão de Casamento é o divórcio, a especificação que o Casamento acabou, é a Anulação do Casamento. A Certidão de Casamento Averbada será muito útil a partir de Então para corrigir o nome dos outros documentos, somente com a Certidão de Casamento Averbada é possível retornar ao nome de Solteira retirando de todos os documentos o nome do Ex Marido.

 

CPF

O CPF é um dos mais importantes para se alterar o nome, pois muitas empresas, Cadastros e Banco de Dados utilizam o nome conforme o descrito pelo CPF, na consulta á Receita Federal. Por isso dê prioridade para alterar primeiramente o CPF. Para alterar o CPF é indispensável comparecer a Receita Federal Munido da Certidão de Casamento Averbada, a alteração é feita na hora e você já saí com o Comprovante de Situação Cadastral do CPF já no nome de Solteira.

 

RG

O Registro Geral também é um importante documento para se atualizar o nome, caso contrário você poderá ter problemas com identificação em alguns lugares, já que seus dados poderiam ficar divergentes de outros documentos. Para alterar o RG é preciso dirigir-se a um Poupa Tempo com a Certidão de Casamento Averbada e confeccionar um novo RG. Não esqueça de levar duas fotos 3×4. Procure na sua Cidade quais são os locais de Confecção do RG, em algumas Cidades é feito apenas em delegacias, já nas outras contam com o Poupa Tempo.

 

Título de Eleitor

O Título de Eleitor além de ser utilizado nas Eleições também é um documento muito utilizado no dia-a-dia, a atualização dele não é tão complicada assim como pensa, basta dirigir-se a um Cartório Eleitoral e providenciar a alteração. Não esqueça de levar a Certidão de Casamento devidamente Averbada.

 

Bancos, Lojas, Contas de Consumo, Cartões de Crédito e Outros

Agora vem a parte mais complicada, alterar os Cadastros que você fez durante a vida. Mas não se preocupe não precisa querer alterar tudo na hora, vá alterando aos poucos, entrando em contato com as Empresas e pedindo para alterar o nome dos cadastros. Alguns cadastros irão atualizar automaticamente por conta da base de dados da Receita Federal pois você alterou seu CPF, na maioria das empresas bastará informar sobre a alteração no nome, se o CPF e RG estiverem devidamente alterados, pode ser que nem seja necessário a apresentação de documentos, você poderá alterar seus dados por telefone.

 

Agora que todos os seus documentos foram alterados, você já pode se ver livre de uma vez por todas da Lembrança do Ex conjugue no nome.