tartaro-nos-dentesO tártaro acomete a saúde bucal é causado principalmente pela escovação incorreta dos dentes, quem está com início de tártaro deve tratar para evitar o agravamento do mesmo. Ao contrário de outros problemas o tártaro é bem visível na boca, ele forma uma camada amarelada sobre os dentes deixando-os amarelos, a pessoa fica com aquele famoso sorriso amarelo. A dica principal para evitar o surgimento é a escovação correta dos dentes, isso porque ajuda da limpeza dos dentes evitando que se forme tártaro sobre a camada superficial do mesmo. Quem não cuida pode acabar desenvolvendo um tipo mais grave que pode inclusive ocasionar na formação de cáries em grande quantidade, isso porque o tártaro favorece e acaba preservando as bactérias responsáveis pela formação da cárie nos dentes, por isso a melhor saída é o tratamento.

Como descobrir se estou com tártaro?

A descoberta não é difícil, pois esteticamente é possível perceber, os dentes ficam amarelos. Quando o tártaro é mais superficial ao passar a unha sobre o dente pode-se perceber que saiu uma pequena camada do mesmo. Nos casos mais leves é possível acabar com ele fazendo uma escovação correta e esfregando os dentes com mais frequência e de forma continua, no entanto nos casos mais graves é possível fazer raspagem ou tratamento com laser para a eliminação do tártaro dos dentes.

 

Mau Hálito

O Tártaro assim como um causador da cárie também causa mau hálito se não tratado, isso porque ele favorece o surgimento e desenvolvimento de bactérias que causam o hálito desagradável e também faz com que as bactérias se desenvolvam formando-se cárie. O maior problema do tártaro é que ele pode acometer vários dentes se não tratado, por exemplo: pode-se surgir cáries em vários dentes de uma só vez, isso porque as bactérias encontram situações propícias para se desenvolver na boca.

 

Como tratar o tártaro

Quando ele começa a se desenvolver a escovação correta é suficiente para removê-lo, no entanto quando ele já está agravado é necessário fazer raspagem ou tratamento de remoção com laser. A remoção é indolor e pode-se inclusive fazer sem anestesia, no entanto a maioria dos dentistas aplicam uma pomada anestésica local para evitar que o paciente sinta um certo desconforto em virtude da raspagem. Após o tratamento deve-se ter atenção especial na escovação para evitar que ele surja novamente.

A melhor saída é a prevenção, se as pessoas dessem mais atenção a escovação e a consulta regular com o dentista a maioria dos problemas não surgiria. Escove corretamente os dentes, isso por si só já evita que você tenha outros gastos com tratamentos odontológicos.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado