tendinite-imagemA Tendinite é uma doença que afeta os tendões que são estruturas fibrosas que ligam os ossos aos músculos. Essa doença afeta muito a população, ela trás muito incômodo para o portador dela, dores nos braços ou pernas, dificuldades para se movimentar e até mesmo realizar tarefas simples pois a dor atrapalha muito. Para quem trabalha carregando peso ou realizando movimentos repetitivos ela é comum surgir em alguma fase da vida se a pessoa não cuidar. Vamos entender melhor o que é a tendinite e o melhor jeito para se tratar e se ver livre da dor. Ela pode surgir no antebraço, dedos da mão, joelhos, pés, bíceps, etc.

O que é tendinite

Quando os tendões (estruturas fibrosas que ligam o músculo ao osso) inflamam ou possuem algum tipo de lesão a dor é inevitável. Na maioria das vezes ela vem ao se movimentar, em alguns caso ela se transforma em uma dor contínua. Existem dois tipos de tendinite a Mecânica e a Química. A Tendinite Mecânica é a mais comum e é causada por movimentos repetitivos e esforço físico, já a Tendinite Química está ligado a toxinas no organismo e alimentação incorreta.

Como tratar a Tendinite

O tratamento depende muito da gravidade do problema e da região que apareceu. Nos casos de inflamação o médico pode receitar anti-inflamatórios para desinflamar o tendão. Pode ainda ser recomendado fisioterapia e até mesmo imobilização da região afetada. Caso a tendinite seja Química o médico surgira uma dieta equilibrada. Nos casos mais graves da tendinite mecânica pode-se fazer aplicação de corticoides no local do problema. Em casos mais graves pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

Como evitar a tendinite

Para prevenir a tendinite é recomendado que as pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos, trabalham no computador, muito tempo sentado ou em pé, etc alonguem-se com regularidade, isso evita o surgimento da tendinite na maioria dos casos. Alimentação equilibrada é fundamental. Para quem faz academia ou pratica alguma atividade física fazer um aquecimento e alongamento antes e depois é fundamental.

Como amenizar os sintomas da Tendinite

Para quem é portador do problema a dica sempre é procurar um profissional de saúde para a realização de um tratamento. Existem algumas dicas que ajudam a amenizar a dor e desconforto da tendinite. A primeira delas e mais recomendada é a aplicação de gelo no local da dor por aproximadamente 15 minutos umas três vezes ao dia. O uso de munhequeira também pode ajudar pois mantém a região em repouso, o que ajuda a diminuir a dor.

A dor causada pela tendinite é horrível e pode atrapalhar muito a vida de uma pessoa, principalmente na hora de trabalhar. Quem trabalha muito tempo no computador ou carregando peso tem mais probabilidade de contrair o problema.