Muitas mulheres temem ficarem grávidas por causa do corpo, isso porque a gravidez provoca muitas transformações no corpo da mulher, o que acaba se tornando inevitável. A quem diga que depois de uma gravidez o corpo da mulher nunca mais será o mesmo. É preciso entender que durante o período da gravidez o corpo sofre muitas transformações. Hoje iremos falar sobre varizes na gravidez, que é o medo de muitas mulheres, normalmente elas costumam aparecer entre o sexto e sétimo mês de gravides, na primeira gestação elas tendem a desaparecer depois do parto, porém nas gestações futuras elas não desaparecem ou então tem mais dificuldades para desaparecer. Mas com cuidados simples você pode até evitar ou evitar o agravamento das varizes durante a gravidez.

O que é e porque se formam as varizes?

As varizes são causadas por problemas de circulação, é um problema degenerativo nas veias. Quando as veias recebem uma pressão ou quantidade maior de sangue, por estarem mais frágeis causam dilatações ao longo do corpo, o que faz com que apareçam as chamadas varizes ou então os “vasinhos”. Alguns fatores são predominantes para o aparecimento das varizes que é o sedentarismo, hereditáriedade, gravidez e má alimentação.

Como evitar ou amenizar os efeitos das Varizes durante a gravidez

 

Algumas atitudes podem diminuir o surgimento dessas varizes ou até mesmo evitá-las.

 

  • Praticar exercícios – Caminhar, ou qualquer outro exercício além de fortalecer as pernas, diminuem consideravelmente os efeitos das varizes.

 

  • Evite sapato alto e qualquer coisa apertada – Um dos causadores das varizes é a má circulação sanguínea. Usar sapato alto, roupas apertadas, dificulta a circulação sanguínea, facilitando o surgimento de varizes.

 

  • Pernas para cima – Durante o dia deite-se com as pernas levantadas para cima. Isso facilita a circulação sanguínea, evitando que o sangue fique parado muito tempo sobre as veias. É um exercício simples e que pode ajudar, mas lembre-se também de fazer algum exercício para fortalecer a musculatura.

 

  • Inclua gengibre na sua alimentação – O gengibre ativa a circulação sanguínea.

 

  • Meias e Calças elásticas – Apesar de não eliminar, elas podem ajudar a prevenir o agravamento do problema.

 

  • Alimentação saudável e controle do peso – Controle o seu peso mantendo uma alimentação saudável, o aumento do peso e o sedentarismo facilita o surgimento de não apenas varizes mais outros problemas de saúde.

 

  • Ficar muito tempo sentado ou em pé- Não fique muito tempo em pé, porém também não fique muito parada, faça exercícios, caminhe pelo menos um pouco durante o dia.
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia, a água ajuda fluir o sangue e eliminar toxinas do organismo.

Na Gravidez o corpo da mulher está em transformações, é praticamente inevitável passar por todas essas transformações e não ficar com nenhuma variz pelo corpo, porém seguindo essas pequenas dicas é possível amenizar os efeitos ou até mesmo evitar que as varizes se tornem permanentes desaparecendo após a gravidez.